Diferentemente dos cães, a hospedagem não é a melhor opção para o seu gato quando você se ausenta. Exceto em algumas situações específicas, o cuidado que melhor atende às necessidades dos gatos é o serviço de visitas (cat sitting). Isso acontece porque o gato é um animal extremamente territorial e olfativo. Mudança de ambiente costuma ser motivo de estresse, alterações de comportamento e até mesmo adoecimento, se não for feita de forma gradativa e controlada. Além disso, gatos são pequenos felinos que não socializam de forma quase instantânea com outros da mesma espécie, como os cães. Toda aproximação com outros gatos ou outros animais necessita de um tempo muito maior do que costumam durar nossas viagens. Dessa forma, hotéis adequados para gatos necessitam de acomodações individuais, o que torna o custo elevado e só é indicado para casos muito específicos como viagens longas ou gatinhos com necessidades especiais.
Mas como é isso de visitas? Resumidamente, o serviço consiste em contratar um cat sitter que vai até a casa do tutor e cuida do gatinho no conforto do espaço dele. Isso significa menos estresse e mais confiança pra você e o seu gato. Ele não precisa sair e fica seguro em casa, enquanto você viaja tranquilo sabendo que ele está bem, sendo cuidado por alguém que o entende e se dedica a isso.
Alguns tutores, por desinformação, acreditam que gatos são independentes e podem ficar sozinhos se deixarem água e comida em abundância. Isso não é verdade, gatos são seres sociáveis e sentem medo e solidão, assim como nós. Além disso, por causa do tédio, eles costumam aprontar bastante e, não raro, se metem em apuros. É fundamental que alguém vá visitá-los todos os dias.
Mas então uma pessoa vai ter acesso à minha residência durante a minha ausência? Sim, mas fique tranquilo se você buscou um profissional qualificado. Ser cat sitter não é apenas dar uma olhadinha no seu gato, nós estudamos para isso, nos qualificamos profissionalmente para lidar com diversas situações que envolvem os gatos, a residência e os tutores. Um bom cat sitter trabalha com contrato, faz da atividade a sua profissão, tem boas referências e uma reputação a zelar.